Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O estudante Marco Aurelio Nogueira D’Emídio, de Cotia (SP), aluno do Colégio Etapa, conquistou uma medalha de prata na 66ª Olimpíada Internacional de Matemática 2025 (IMO), realizada de 10 a 20 de julho, em Sunshine Coast, na Austrália.
Além da medalha, Marco Aurelio garantiu o melhor resultado da equipe brasileira na competição, considerada a maior olimpíada científica do mundo para jovens estudantes. Esta é a segunda edição que Marco Aurelio participa da Olimpíada Internacional de Matemática; em 2024, ele também garantiu uma medalha de prata.
Para participar da IMO 2025, Marco Aurelio passou por uma série de etapas classificatórias: foi selecionado entre mais de 18 milhões de participantes da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2024 (OBMEP); foi um dos 100 estudantes premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática 2024 (OBM); e ainda se destacou nas provas seletivas da IMO que definiram os seis integrantes da equipe brasileira na competição.
“Um dos principais desafios da IMO é pensar em problemas de Matemática que encadeiam uma série de ideias mais complexas. Me sinto gratificado ao conseguir encerrar minha participação nas olimpíadas atingindo a maior pontuação dentre os brasileiros”, comentou Marco Aurelio, que pretende seguir a Matemática no ensino superior.
A 66ª Olimpíada Internacional de Matemática contou com a participação de 630 estudantes, de mais de 110 países. A equipe do Brasil foi composta por seis estudantes, que trouxeram para o país três medalhas de prata, duas de bronze e uma menção honrosa. No ranking geral, o Brasil ficou em 32º lugar, à frente de países como Suíça (33º), Áustria (35º) e Irlanda (42º) e próximo de nações como França (30º) e Alemanha (29º).