Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
A cada aduela concretada, a Ponte Guilherme de Almeida ganha forma e aproxima um futuro de mais mobilidade e segurança para quem circula pela Rodovia Castello Branco (SP-280) no trecho de Barueri.
Nesta semana, a ViaOeste realiza duas importantes etapas: a concretagem da 14ª aduela no sentido Leste, nesta quarta-feira (27), e da 13ª aduela no sentido Oeste, na sexta-feira (29).
As aduelas são elementos estruturais que formam o tabuleiro da ponte, e a execução de cada uma representa mais um passo para a conclusão da obra. Atualmente, já foram concretadas 52 aduelas no sentido Oeste e 42 no sentido Leste.
No balanço das frentes de trabalho, a Ponte Oeste conta com apenas uma aduela faltante para o fechamento do vão central e cinco para os vãos adjacentes. Já na Ponte Leste, restam sete aduelas para o vão central e onze para os adjacentes. No total, cada ponte será composta por 69 aduelas, incluindo as de partida e de fechamento.
O cronograma da obra prevê que o chamado “beijo” – junção das aduelas centrais – ocorra na segunda quinzena de setembro na Ponte Oeste e na primeira quinzena de novembro na Ponte Leste.
Já a união da ponte com as novas marginais em construção está programada para a primeira quinzena de março de 2026, mesma data prevista para o início da pavimentação da estrutura.
As pontes Guilherme de Almeida se destacam pelo uso do sistema construtivo em balanço sucessivo, solução técnica avançada que permite vencer grandes vãos com estabilidade e segurança. As estruturas abrigam o maior vão em balanço da América Latina em área urbana, com 170 metros, e aduelas com volumes de até 90 m³.