
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

No dia 5 de outubro é celebrado o Dia do Empreendedor e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. A data foi escolhida em comemoração à criação do Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, em 1999regulamentado pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
Acostumada a acompanhar diariamente pessoas interessadas em começar seu próprio negócio, a analista de negócios do escritório regional do Sebrae-SP em Osasco, Ximene Martins, compartilha que muitos acabam cometendo
É necessário estruturar um modelo de negócio claro. Para isso, a profissional indica o uso de ferramentas de gerenciamento estratégico como o Business Model Canvas (BMC), que ajudam a mapear proposta de valor, canais de venda, fontes de receita e estrutura de custos.
Há quatro anos empreendendo no segmento de acessórios femininos, Deise Assis começou seu negócio durante a pandemia. “Recebi o auxílio emergencial e pensei em uma forma de multiplicar esse dinheiro. Criei o Instagram da loja e comecei a vender”, relembra.
As vendas foram aumentando e a moradora de Osasco decidiu trabalhar com carteira assinada por um ano para juntar recursos e abrir uma loja física da Margarida Acessórios. Durante esse período, ela manteve as vendas pelas redes sociais. A empreendedora avalia que ter seu próprio espaço foi sua maior conquista.
“Empreender é desafiador, mas quando o empreendedor busca informação e apoio especializado, as chances de sucesso aumentam significativamente”, avalia Ximene que destaca o trabalho do escritório regional do Sebrae-SP em Osasco no apoio a cada passo dessa jornada, com capacitações, consultorias e ferramentas práticas para transformar ideias em negócios sólidos.