
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A formação acadêmica voltada à tecnologia, ao raciocínio lógico e às olimpíadas do conhecimento é estratégica para o desenvolvimento cognitivo e social dos jovens, mas seu acesso ainda é desigual no Brasil.
Dados da pesquisa TIC Educação 2024 indicam que, apenas cerca de 47% das escolas oferecem computadores ou tablets para atividades educacionais e menos de 10% contam com laboratórios ou recursos voltados a áreas como robótica, programação ou ciência aplicada.
É para reduzir essa distância entre talento e oportunidade que surge o Instituto Fliegen, ampliando o acesso ao estímulo acadêmico e à preparação para olimpíadas do conhecimento, especialmente entre jovens em situação de vulnerabilidade social.
O Instituto capacita estudantes em situação de vulnerabilidade social em Cotia, Carapicuíba, e Itapevi na região oeste metropolitana de São Paulo, com foco em disciplinas como matemática, física, robótica e astronomia.
Para 2026, a meta é: alcançar 50 medalhas em olimpíadas estudantis somente neste ano, ampliando a participação dos alunos competições de conhecimento e consolidando o Instituto como referência regional nesse tipo de formação.
Atualmente, o Instituto Fliegen opera com três turmas formadas por alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas acontecem em regime de contraturno escolar, distribuídas ao longo da semana, seguindo o mesmo modelo pedagógico para todas as turmas.
Para ampliar sua visibilidade junto às escolas públicas e à comunidade. o Fliegen tem participado de feiras educacionais, como a Expo Derc, organizada pela Secretaria de Educação de Carapicuíba e que reúne diretores e coordenadores de todas as escolas da região,