
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

A transição energética para fontes que emitem menos Gases de Efeito Estufa continuam ganhando escala na indústria paulista. Um exemplo recente é a implantação de uma unidade de uso e abastecimento de biometano no complexo industrial da Natura Cosméticos, em Cajamar (SP), que passou a utilizar o combustível em uma de suas caldeiras e na sua operação logística.
A unidade de biometano recebeu Licença de Operação da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) em julho de 2025 e funciona de forma contínua, 24 horas por dia.
A estrutura instalada inclui uma Unidade de Manutenção e Vazão de Pressão com capacidade de 1.200 m³ por hora, área de estocagem com 16 cilindros de biometano (700 m³) e estacionamento de semirreboques industriais com três cilindros de 6.500 m³ cada, utilizados para alimentar uma das três caldeiras da planta.
Segundo dados divulgados pela empresa, com essa mudança o biometano já representa aproximadamente 45% de toda a energia utilizada nos processos produtivos da unidade de Cajamar — a maior operação da Natura na América Latina.
O biocombustível também abastecerá 28 caminhões que realizam o transporte entre a fábrica e centros de distribuição da Grande São Paulo. A projeção para 2026 é de consumo anual de 3,5 milhões de metros cúbicos de biometano, volume equivalente ao uso energético de cerca de 30 mil residências.
A experiência de Cajamar reflete uma tendência crescente no setor industrial paulista de adoção de combustíveis renováveis em escala produtiva e logística, alinhada a metas corporativas de neutralidade de carbono e à agenda de descarbonização da economia.