
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O SinHoRes Osasco – Alphaville e Região (Sindicato Empresarial de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares) recebeu na última semana uma delegação da cidade japonesa de Tsu para apresentar iniciativas de sustentabilidade voltadas aos setores de hospedagem e alimentação fora do lar.
O encontro integrou a programação de celebração dos 50 anos do acordo de cidades-irmãs entre Osasco e Tsu, firmado em 1976 e reafirmado no último dia 3, em cerimônia na Prefeitura de Osasco.
Durante café da manhã na sede do sindicato patronal, o vice-presidente Paulo Cesar Andrade apresentou a atuação da entidade, que representa cerca de 20 mil empresas e 50 mil empregos diretos em oito municípios da região oeste metropolitana de São Paulo: Osasco, Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Cajamar, Itapevi, Jandira e Pirapora do Bom Jesus.
Em seguida, o gerente executivo Enio Miranda detalhou três projetos conduzidos em parceria com a FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo, todos voltados à redução do impacto ambiental do setor.
O primeiro projeto apresentado, de Incentivo à Reciclagem, busca ampliar a recuperação de resíduos sólidos recicláveis gerados por hotéis, bares e restaurantes, com capacitação de equipes, fortalecimento da coleta seletiva, inclusão de cooperativas de reciclagem e ações de educação ambiental.
A segunda iniciativa, desenvolvida em parceria com o Instituto Triângulo – Viva Terra, trata da coleta e destinação adequada do óleo de cozinha usado pelos estabelecimentos do setor, ampliando a rede de coleta e incentivando a economia circular.
Completa o conjunto de ações o Selo Carbono Neutro, que estimula empresas a reduzirem suas emissões de carbono e adotarem práticas de eficiência energética, fortalecendo sua competitividade por meio de certificação ambiental.