Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cidades Inteligentes: entenda o que é e veja exemplos que podem inspirar Osasco no futuro - Nova Difusora

Fale conosco via Whatsapp: +55 11 976774820

No comando: AVENTURAS SERTANEJAS EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 09:00 às 11:00

No comando: Francisco Rossi e você

Das 10:00 às 12:00

No comando: Sintonizados

Das 12:00 às 14:00

No comando: Roda de Amigos

Das 13:00 às 14:00

No comando: AVENTURAS SERTANEJAS

Das 14:00 às 15:00

No comando: CLÁSSICOS SERTANEJOS EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 14:00 às 16:00

No comando: POSCAST

Das 15:00 às 16:00

No comando: Jornada Esportiva

Das 15:00 às 18:00

No comando: SAMBA DO BOCA

Das 16:00 às 18:00

No comando: Verdades Vivas

Das 17:00 às 18:00

No comando: Nova Esporte

Das 18:00 às 19:00

No comando: Pega Leve EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 18:00 às 22:00

No comando: Pega Leve

Das 20:00 às 22:00

Cidades Inteligentes: entenda o que é e veja exemplos que podem inspirar Osasco no futuro

Como se sabe, a cidade de Osasco vem se destacando dentro do panorama nacional com a vinda de empresas do setor da tecnologia, sobretudo na área de aplicativos de transporte público e de entrega de refeições.

A vinda dessas grandes empresas tem sido resultado, em grande medida, de dois fenômenos.

O primeiro deles é geográfico, uma vez que a cidade tem uma posição geográfica privilegiada. Além de situada entre o interior e a capital, Osasco está dentro da região metropolitana de São Paulo, inserindo-se no principal mercado consumidor brasileiro, o que incentiva a vinda de empresas e de serviços.

O segundo, contudo, é resultado da existência de infraestrutura propicia na área da tecnologia. Quanto mais rápida, mais eficiente e com pouca latência (sem demora e sem atrasos) é a transmissão de dados, mais eficiente é a prestação de serviço pelas empresas de tecnologia na cidade.

Recentemente, temos visto que Osasco vem se estruturando para potencial avanço na implementação da infraestrutura hardware de uma empresa chamada NVIDIA (fornecedora de equipamento de alta tecnologia, como placas de vídeo, sistemas de imagem e outros equipamentos hardware), tendo assim o potencial de se tornar uma Cidade Inteligente.

Desse modo, todo esse ambiente tecnológico tem o potencial de igualmente beneficiar a cidade como um todo, melhorando a qualidade de vida das pessoas que nela vivem.

Vamos aqui conceituar um pouco mais o que vem a ser uma Cidade Inteligente e buscar exemplos internacionais de cidades que já vêm estruturando essa iniciativa.

Em primeiro lugar, o que é uma cidade uma Cidade Inteligente?

Uma cidade inteligente pode ser definida como uma cidade em que a Internet tem papel de destaque na organização de serviços municipais, como uma grande gama de tecnologias que contemplam rede de câmaras e sensores conectados em uma internet de alta velocidade. Estes sensores, especialmente câmeras de vídeo, geram enormes quantidades de dados que servem a muitos objetivos, como organizar o tráfego e melhorar a segurança pública.

Bellevue -EUA- e a segurança do tráfego  

A cidade de Bellevue, em Washington – EUA, apresenta um sistema de computadores que melhora a segurança do tráfego e reduz o congestionamento, controlando o fluxo de veículos.

Os equipamentos de vídeo integrados proporcionam uma visão geral total sobre o que está acontecendo no trânsito em tempo real e tem o potencial de otimizar o fluxo de trânsito. Por exemplo, quando se percebe um acidente numa avenida, é possível deslocar o trânsito com mais rapidez, impedindo maior congestionamento.

Londres e o sistema de transporte integrado 

Entre os exemplos de cidades inteligentes está a capital da Inglaterra. Londres é exemplo em mobilidade urbana, possuindo uma rede de transporte público tecnologicamente integrada.

Seu sistema de transporte é referência no mundo todo, integrando metrô, trem, ônibus, táxi e bicicletas. Um dos exemplos é uso de sinalizações eletrônicas em pontos de parada de estações. Dentro da rede de controle de tráfego municipal, uma série de equipamentos de hardware e de imagem interligados em tempo real conseguem controlar o limite de velocidade dos meios de transporte, melhorando o fluxo de tráfego. As pessoas ficam sabendo em tempo real sobre as mudanças por meio das sinalizações eletrônicas nas estações.

Tecnologia que aperfeiçoa a segurança- Índia 

Cidades indianas, como Pune, contêm mais de mil câmeras de vídeo e um centro de comando com equipamentos ultra moderno, obtendo sucesso em reduzir o número de carros roubados. A rapidez para realizar o atendimento de chamadas de emergência, como acidentes de trânsito e incêndios, é outro resultado desses investimentos, sem contar a função eficiente das imagens e dos bancos de dados que fornecem a localização de foragidos e de pessoas desaparecidas.

Os sistemas de monitoramento observam em tempo real a movimentação das pessoas e monitoram as placas dos carros, identificando roubos ou furtos. Assim, o combate à violência tem o potencial de obter índices positivos com o uso tecnológico.

 

—————————————————————————————————————————–

Esses exemplos são certamente muito úteis, para pensarmos os potenciais usos dos sistemas de tecnologia modernos de uma Osasco Cidade Inteligente que pode vir a concretizar-se. Respeitando-se a privacidade das pessoas, o recurso tecnológico pode melhorar a segurança, o transporte e a mobilidade urbana.

Carlos Eduardo Perez

É formado em Relações Internacionais USP e colunista para assuntos internacionais

Deixe seu comentário: