Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Economia do Brasil cresce mais que a de países ricos no 2º trimestre - Nova Difusora

Fale conosco via Whatsapp: +55 11 976774820

No comando: AVENTURAS SERTANEJAS EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 09:00 às 11:00

No comando: Francisco Rossi e você

Das 10:00 às 12:00

No comando: Sintonizados

Das 12:00 às 14:00

No comando: Roda de Amigos

Das 13:00 às 14:00

No comando: AVENTURAS SERTANEJAS

Das 14:00 às 15:00

No comando: CLÁSSICOS SERTANEJOS EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 14:00 às 16:00

No comando: POSCAST

Das 15:00 às 16:00

No comando: Jornada Esportiva

Das 15:00 às 18:00

No comando: SAMBA DO BOCA

Das 16:00 às 18:00

No comando: Verdades Vivas

Das 17:00 às 18:00

No comando: Nova Esporte

Das 18:00 às 19:00

No comando: Pega Leve EDIÇÃO DE SÁBADO

Das 18:00 às 22:00

No comando: Pega Leve

Das 20:00 às 22:00

Economia do Brasil cresce mais que a de países ricos no 2º trimestre

País chegou à 7ª posição entre os maiores resultados do segundo trimestre de 2022, segundo ranking da Austin Rating

Com o crescimento de 1,2% no segundo trimestre de 2022, a economia brasileira superou a do grupo dos sete países mais ricos, como Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido.

O PIB (produto interno bruto) — soma de todos os bens e serviços produzidos em uma nação — tanto dos EUA quanto do Reino Unido sofreu contração econômica de 0,2% e 0,1%, respectivamente, enquanto na Alemanha houve leve avanço de 0,1%. No Japão e na França, o PIB cresceu 0,6% e 0,5%, respectivamente.

No Brasil, foi a quarta variação trimestral positiva consecutiva, consequência do valor de R$ 2,404 trilhões alcançado entre os meses de abril e junho.

Com isso, o país chegou à 7ª posição entre os maiores resultados do segundo trimestre de 2022. Segundo o ranking da Austin Rating, desde o quarto trimestre de 2021, o Brasil tem figurado entre os dez países com melhor desempenho. Em março deste ano, estava na 10ª posição.

Para Juliana Trece, pesquisadora do Ibre FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas), o crescimento foi forte, dentro do esperado, conforme os indicadores como a melhora do mercado de trabalho, que acaba colaborando para esse desempenho da economia. Mas a perspectiva é de uma desaceleração nos seis últimos meses do ano,

Acredito que teve impacto, mas a gente deve ter uma desaceleração da economia no segundo semestre. Por mais que no segundo trimestre o Brasil tenha crescido mais que algumas economias avançadas, a gente vê que a projeção para o ano de 2022 está em linha, mais ou menos parecida com à dos outros países. Os Estados Unidos tiveram recuo e nós crescimento. Mas, no ano, a gente está com projeção de 2%, talvez um pouco mais. E os EUA também estão por volta de 2,6%”, avalia a economista.

O resultado positivo confirma a melhora das expectativas do mercado financeiro em relação ao crescimento da economia nacional neste ano. A última divulgação do BC (Banco Central) mostra que o PIB fechará 2022 com alta de 2,1%. Mas novas revisões das projeções para este ano já indicam crescimento de 3%.

“Vale a pena olhar para esse número do segundo trimestre como um número positivo e bom para economia, mas é um número pontual, é difícil generalizar e comparar com outros países num período curto. Quando a gente olha a projeção do ano, a gente vê o Brasil está com crescimento forte, mas as economias avançadas também estão com número alto.”

JULIANA TRECE, ECONOMISTA DO IBRE FGV

A expectativa para o ano que vem, de acordo com a economista, é de dificuldades na economia, por causa da iminência de uma recessão global. “A gente está vendo que muitos países estão aumentando as taxas de juros, e isso afeta a atividade econômica e deve fazer com que a economia do mundo inteiro desacelere. Por exemplo, nas exportações brasileiras, nosso maior parceiro comercial é a China. Se a China desacelerar, a gente vai sentir na nossa economia. Isso é algo estrutural que, para o ano que vem, a gente deve enfrentar essa dificuldade.”

Ela explica que no segundo semestre a atividade econômica não deverá crescer da mesma maneira que cresceu nos seis primeiros meses do ano, porque muito desse crescimento foi pela normalização da economia por causa do fim das restrições causadas pela pandemia de Covid-19.

“A reabertura econômica acabou impulsionando a demanda reprimida. Mas, por outro lado, a taxa de juros já está elevada no Brasil desde o início do ano e a gente tem um efeito defasado na atividade econômica. Isso a gente deve sentir no terceiro trimestre e mais fortemente até no quarto trimestre. O que acaba impactando muito a taxa de investimento. O investidor para de adquirir novos bens e aumentar a capacidade produtiva. Com juros elevados, ele diminui o impulso porque fica mais caro adquirir esses bens ou contratar novos empregados, por exemplo”, explica Juliana.

O economista Rodolfo Margato, da XP, afirma que houve uma série de surpresas positivas, com o resultado do PIB, de 1,2%, acima da projeção de 1% e do consenso de mercado, de 0,9%, além de ser um crescimento disseminado entre os componentes.

Na avaliação dele, os principais fatores explicativos desse bom crescimento no Brasil no trimestre passado foram a recuperação sólida do mercado de trabalho, a reabertura econômica com efeitos positivos sobre algumas atividades de serviços prestados às famílias, de tranporte e armazenagem, entre outros, e os estímulos fiscais de curto prazo, como a liberação do saque extraordinário do FGTS, o pagamento antecipado do 13º salário aos segurados do INSS, e um novo cronograma de pagamento do abono salarial.

“A retomada de emprego, maior massa salarial e esses estímulos ficais acabaram impulsionando a renda disponível real das famílias. Isso mantém o consumo em trajetória firme de crescimento.”

RODOLFO MARGATO, ECONOMISTA DA SP

De forma geral, segundo ele, essa performance acima de outras economias, até mesmo de países desenvolvidos, reflete atual momento, com força do mercado de trabalho, estímulos fiscais e a reabertura, que acabam impulsionando os setores.

“Ao contrário do ano passado, não enfrentamos crise hídrica, seca ou outros choques negativos, que a gente vê outras regiões enfrentando, como a Zona do Euro, com grave crise energética relacionada ao fornecimento de gás, ou na China, com problemas de seca, surto de Covid-19 e política de contenção do contágio. Apenas alguns fatores para explicar diferenças dessa dinâmica mais rencente do PIB do Brasil vesus outras regiões”, analisa Margato.

Para ele, a perspectiva até o fim de 2022 tem viés de alta. A projeção atual é de 2,2%, mas será revisada para um crecimento mais forte, entre 2,5% e 3%, após as informações divulgadas sobre as contas nacionais do segundo trimestre. Apesar disso, está prevista uma desaceleração do ritmo de crescimento no segundo semestre.

Os dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais mostram também que o PIB nacional figura no segundo patamar mais alto da série histórica do IBGE, atrás apenas do alcançado no primeiro trimestre de 2014.

O economista Bruno Imaizumi, da LCA Consultores, considera que a comparação entre os países é difícil de ser feita, principalmente num período curto. Ele explica que os países desenvolvidos conseguiram se recuperar da pandemia antes, e tiveram algumas quedas menores, se recuperando melhor em 2021. No caso do Brasil, esse resultado é mais positivo porque houve um resquício de reabertura economica em 2022, ou seja, os serviços só voltaram a se recuperar com mais força neste ano, consequentemente isso afeta o PIB.

“E também tem a questão das medidas do governo federal em ano eleitoral, que estimulam a atividade de maneira artificial, reduzindo as pressões inflacionárias. A gente está falando de várias medidas que injetaram dinheiro público na economia sem pensar na questão fiscal, que tem ajudado o PIB a crescer mais no ano de 2022, com expectativa pior para o ano de 2023”, afirma Imaizumi.

Fonte R7 Notícias

Deixe seu comentário: