
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Em cerimônia que celebrava o Dia do Professor no último 15 de outubro, no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma provocação ao ministro Camilo Santana (Educação): diante de um público de docentes e profissionais da área, pediu ao titular do MEC que listasse as ações relevantes adotadas pelo Governo do Brasil desde o início da gestão, em 2023, para dar protagonismo e prioridade à educação.
O ministro precisou puxar um documento para auxiliá-lo. Desde o início de 2023, o Governo do Brasil implantou ao menos 40 iniciativas com potencial de mudar a realidade da educação no país, das vertentes da educação infantil ao ensino superior, do ensino médio aos institutos federais, da infraestrutura e conectividade à gestão, da segurança alimentar no ambiente escolar à valorização do ensino e pesquisa.
“A educação é aquele caminho que a gente aponta e vê uma luz no fim do túnel. Da parte do nosso governo, não faltará atitude para melhorar a educação neste país”, resumiu o presidente Lula na ocasião. Confira dois dos mais importantes desses 40 programas:
Pé-de-Meia: O programa foi criado para garantir a permanência e conclusão escolar de estudantes matriculados no ensino médio público. Em vez de saírem da escola para trabalhar antes da hora, recebem uma bolsa que pode chegar a R$ 9,2 mil em três anos. Antes dele, o Brasil tinha 480 mil jovens que abandonavam a escola todo ano.
Pacto pela Superação do Analfabetismo: Política que tem como objetivos superar o analfabetismo e elevar a escolaridade; ampliar a oferta de matrículas da educação de jovens e adultos (EJA) nos sistemas públicos de ensino, inclusive entre os estudantes privados de liberdade; e ampliar a oferta da EJA integrada à educação profissional.