
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

O Governo de São Paulo entregou 56 novas viaturas à Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC) nesta terça-feira (10). Os veículos serão usados para reforçar o atendimento pericial em todas as regiões do estado. A cerimônia, realizada na zona oeste da capital paulista, marcou os 28 anos da instituição.
Considerada a maior e mais avançada polícia científica do Brasil e da América Latina, a instituição é referência mundial no uso de tecnologia para a elucidação de crimes. Anualmente, são quase 4 milhões de exames realizados, com a emissão de cerca de 1 milhão de laudos periciais.
“A perícia é a voz silenciosa da prova. É a ciência a favor da Justiça. Não acusa, não julga, apenas demonstra fatos, que são imprescindíveis para a elucidação das ocorrências”, afirmou o vice-governador do estado, Felício Ramuth, durante o evento.
Responsável por produzir provas técnicas a partir da análise científica de vestígios, a Polícia Científica atua em apoio às investigações da Polícia Civil. A estrutura é composta pelo Instituto de Criminalística (IC) e pelo Instituto Médico Legal (IML).
Em 2025, a instituição registrou mais de 1 milhão de requisições de exames, com 470 mil laudos emitidos pelo IC, 15 mil armas analisadas e 550 mil exames realizados pelo IML.
Para o secretário da Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, “sem o trabalho da polícia científica não existe condenação justa. Por isso, o investimento na aquisição de equipamentos e veículos modernos se faz necessário para equipar a instituição.”