
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Deniele Simões
O plenário da Câmara de Osasco aprovou, nesta terça-feira (7), durante a 56ª Sessão Ordinária, projeto que busca dar visibilidade e estimular a conscientização sobre doenças raras no município.
De autoria da vereadora Lúcia da Saúde (Podemos), o Projeto de Lei 92/2025 institui o Dia Municipal das Doenças Raras no Município de Osasco – a ser lembrado anualmente no dia 20 de maio, com ações educativas, palestras, campanhas de informação e apoio psicológico para pacientes e familiares.
O texto, aprovado em segundo turno, busca conscientizar a sociedade e autoridades sobre os desafios enfrentados por pessoas com doenças raras, além de fortalecer a luta por direitos e bem-estar.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças raras afetam 7% da população mundial, ou seja, elas acometem uma a cada duas mil pessoas. Trata-se de enfermidades crônicas, progressivas e que impactam na qualidade de vida do paciente.
“Será uma oportunidade para reforçar o compromisso da cidade com a promoção da saúde e a inclusão social de todas as pessoas, independentemente das condições em que se encontram”, destacou a vereadora Lúcia da Saúde, na justificativa do projeto.
A aprovação do texto, que segue para apreciação do prefeito Gerson Pessoa (Podemos), soma-se a outras iniciativas do Legislativo osasquense no sentido de fomentar debates sobre o tema. Recentemente, a Câmara criou a Frente Parlamentar de Proteção a Pessoas Neurodivergentes e com Doenças Raras, que tem como objetivo garantir, sugerir, discutir e acompanhar políticas públicas para o setor.