
Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Desde a última sexta-feira (14), pacientes do SUS que aguardam serviços especializados em saúde da mulher e de exames de imagem em Itu (SP) e região passaram a ser atendidas por uma carreta do Ministério da Saúde.
Estruturada com equipamentos, insumos e equipe multiprofissional, a carretaoferece serviços para diagnóstico precoce de câncer de mama, do colo do útero e de outras doenças.
Os serviços fazem parte do programa Agora Tem Especialistas, criado pela Lei nº 15.233/2025, e oferecem consultas, procedimentos, exames e demais ações em atenção especializada à saúde.
Na unidades móvel de Itu são ofertadas mamografias, ultrassonografias pélvicas e transvaginais, biópsias e consultas com especialistas, que interpretam os exames e direcionam a paciente para as próximas fases de cuidado.
O secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jerzey Timóteo, visitou as instalações da carreta de Itu. “Uma ação como essa reforça o compromisso do Ministério da Saúde com uma saúde pública que chega aonde as pessoas estão, com acolhimento, qualidade e resolutividade”, afirmou
“Estabelecer, por algumas semanas, a estadia da Carreta de Saúde da Mulher em Itu permitirá atender um número expressivo de mulheres, fortalecer a rede municipal e, principalmente, ampliar as oportunidades de diagnóstico precoce”, reforçou o secretário.
A carreta atende exclusivamente pacientes que foram pré-agendados e encaminhados para a unidade pela secretaria municipal de saúde. Pessoas que já aguardam os exames pelo SUS podem solicitar encaminhamento indo até uma Unidade Básica de Saúde da cidade.