Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na quinta-feira (21/08), a Câmara Municipal de Osasco aprovou o Projeto de Lei nº 38/2025, de autoria da vereadora Stephane Rossi, que institui no calendário oficial o Dia Municipal das Mulheres das Forças de Segurança Pública, a ser comemorado anualmente em 9 de março.
O projeto, aprovado por unanimidade, reconhece a dedicação, a coragem e o compromisso das profissionais que atuam nas diferentes forças de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal e demais corporações que trabalham pela proteção da população.
“Esse é um reconhecimento para essas mulheres que enfrentam diariamente desafios significativos, muitas vezes em condições de risco e adversidade, para garantir a segurança da população”, declarou a vereadora Stephane Rossi.
Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Erivan Silva, a instituição da data é um gesto de valorização e reforça o compromisso da cidade com a igualdade de gênero. “Recebo com entusiasmo a notícia da iniciativa da vereadora Stephane Rossi na implementação desta data”, declarou.
“No ano de 2006 a Guarda Civil de Osasco, passou a ter em seus quadros, mulheres guardas civis, as quais desde então, desempenham suas funções em atividades operacionais, especializadas, administrativas, de comando e gestão”, completou o comandante.
A escolha do dia 9 de março para esta comemoração coincide com a data do aniversário da vereadora Ana Paula Rossi (1969-2024) e se justifica pela relevância de sua atuação na luta pelos direitos das mulheres em Osasco.
Ana Paula Rossi foi a autora da indicação da Lei nº 5.073/2020, que instituiu o Programa de Atenção, Proteção e Defesa da Mulher Vítima de Violência – PRODAMU e o Projeto Guardiã Maria da Penha – GMP. Sua iniciativa demonstra um profundo compromisso com a causa feminina e a busca por um município mais seguro e justo para todas as mulheres.